Um amigo no seu caminho

Notícias
OZ Energia e Grupo Alves Bandeira assinam criação de empresa conjunta

2018-07-10

• Grupo de Manuel Champalimaud reforça posição no sector dos combustíveis líquidos por via da entrada no capital do Grupo Alves Bandeira, em 50%

• O Grupo Alves Bandeira consolida a sua posição no mercado e verticaliza a sua actividade por via do acesso ao terminal da OZ Energia

• O negócio unifica a actividade de retalho de combustíveis líquidos de ambas as empresas

Lisboa, 16 de Abril de 2018 – A OZ Energia, empresa do Grupo Gestmin, de Manuel Champalimaud, e os accionistas do Grupo Alves Bandeira, assinaram hoje um acordo com vista a uma participação igualitária no Grupo Alves Bandeira que irá unificar todo o negócio de combustíveis líquidos de ambas as companhias, incluindo as redes de postos de abastecimento.

Com esta entrada no capital, a OZ Energia reforça a sua actividade de forma competitiva na área dos combustíveis líquidos. Esta estratégia dá continuidade a uma rota de crescimento não-orgânico, por via de parcerias, iniciadas no ano passado com a aquisição de 50 % da Digal, ampliando a sua quota de mercado no gás canalizado e a capacidade de armazenamento através do Porto de Aveiro.

Segundo Emanuel Freitas, Presidente da Comissão Executiva da OZ Energia, “com a concretização desta transação e a integração da gestão deste conjunto de activos, a OZ Energia ganha eficiência e consolida a sua actividade a nível nacional. Este negócio traz benefícios tanto para os nossos parceiros como para os clientes, com o compromisso de poderem passar a aceder a uma rede de distribuição de combustíveis de âmbito nacional. Esta operação é também importante para consolidar a presença do GPL OZ Energia em postos de abastecimento”, conclui.

Para Rui Bandeira, Presidente e principal accionista do Grupo Alves Bandeira, ”esta entrada no capital por parte da OZ Energia, surge na sequência de anteriores concentrações de operadores (Alves Bandeira e Petroibérica) permitindo as necessárias economias de escala que o negócio de combustíveis exige. Esta operação permite também dotar o grupo dos meios financeiros necessários para um sustentado crescimento orgânico e aumentar a sua rede de retalho. Por via do acesso ao terminal, ambas as empresas têm a expectativa de melhorar as suas condições de aquisição de combustíveis”.
A OZ Energia posiciona-se entre os maiores distribuidores de gás embalado em Portugal, com uma quota de mercado de 12%, e conta com uma vasta rede de distribuição espalhada por todo o país: 157 distribuidores principais, 120 lojas, 5 000 pontos de venda e um parque estimado em mais de um milhão e quatrocentas de garrafas. Por via da OZDigal, gere também 60 000 mil clientes finais de gás canalizado, apoiada por uma rede de 360 quilómetros e 400 tanques.

A OZ Energia detém o Terminal da Trafaria e explora o Terminal de Aveiro, que servem de base ao armazenamento, enchimento e distribuição dos produtos comercializados, e ainda o fornecimento de Jet Fuel nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

O Grupo Alves Bandeira através da Alves Bandeira & Cª, Petroibérica e AB Lubs comercializa combustíveis líquidos, fuel, betumes e lubrificantes. A comercialização é feita através de uma rede de retalho com mais de 150 postos de abastecimento, espalhados por todo o país, que oferecem os mais diversos produtos e serviços na área dos combustíveis, lubrificantes, lojas de conveniência, lavagens auto e soluções de fidelização que incluem Cartão Frota dirigido ao abastecimento de empresas, Cartão Vantagem que permite descontos por parte de associações e Cartão Frota Internacional dirigido a empresas de transporte de longo curso. É suportada adicionalmente por uma equipa de vendas constituída por mais de 40 comerciais que servem uma carteira de cerca de 4 000 clientes (transportadores, agricultores e industria).

A operação, que prevê a fusão das duas redes de combustíveis líquidos está ainda sujeita à autorização por parte da Autoridade da Concorrência, pelo que só então será efectivada.

Sobre a OZ Energia
A OZ Energia foi constituída em Dezembro de 2009, quando a Gestmin SGPS adquiriu à Galp Energia os negócios de GPL e Aviação da antiga Esso Portuguesa. A OZ Energia tem como foco proporcionar a todos os consumidores formas diferenciadoras e eficientes de utilização de energia, incorporando soluções com forte componente tecnológica, fáceis de usar e a preços acessíveis.
A OZ Energia gere activos distribuídos por quatro áreas de negócio: OZ Energia Gás, OZ Energia Jet e OZ Energia Canalizado, passando o negócio de fuels doravante a ser gerido pela nova empresa resultante da parceria hoje anunciada. A OZ Energia é uma empresa 100% portuguesa que se posiciona no mercado como marca de referência na oferta integrada de energia, assumindo-se como a «energia que aproxima Portugal».

Sobre a Alves Bandeira
O GRUPO ALVES BANDEIRA integra um universo de 13 empresas, que operam no mercado Nacional e Internacional nos negócios de petróleos, pneus, construção civil e serviços complementares.

O Grupo Alves Bandeira resulta da fusão das empresas ligadas à Alves Bandeira e à Petroibérica.
Em 2014 a fusão foi formalizada e teve como consequência a reorganização (integrando, fundindo e transformando) as anteriores empresas pertencentes a esses dois Grupos.

Os accionistas do Grupo Alves Bandeira são:
Família Cassiano Alves Bandeira com mais de 50 anos de experiência, resultando numa equação de valor assente na solidez financeira, acumulação de capital e estabelecimento de fortes relações com os seus colaboradores.

Família Monjardino com mais de 110 anos de experiência, resultando numa equação de valor assente na longevidade, adaptabilidade, rentabilidade accionista e gestão de relações com parceiros.

Francisco Mascarenhas e João Pedro Justo, com mais de 20 anos de experiência com origem na Petroibérica SA, resultando numa equação de valor assente em rentabilidade, forte foco no cliente e exigência de produtividade e qualidade dos seus colaboradores.

O Grupo Alves Bandeira é também 100% português e posiciona-se no mercado com a assinatura «energia que move».

Sobre o Grupo Gestmin
Criado em 2004 por Manuel Carlos de Mello Champalimaud, o Grupo Gestmin é um grupo familiar 100% português com interesses em várias áreas de negócio, apostando em estruturas sustentáveis e diversificadas nos sectores da Energia, Logística Alimentar, Indústria de Moldes e Plásticos, Turismo e da Agro-indústria.
Através da Gestmin SGPS, o grupo participa também no capital de empresas do PSI 20, sendo presentemente o maior accionista dos CTT.